A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou, na quarta-feira, 31/05, do Simpósio sobre “Novas Formas de Remuneração - Causas e Consequências” realizado pela Associação Médica Brasileira (AMB). O evento é uma parceria entre a ANS, AMB e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Realizado em São Paulo, contou com a presença de representantes de Federadas e Sociedades de Especialidades médicas vinculadas à Associação.

Foram apresentados e debatidos os principais modelos de remuneração do médico, trabalho médico em cooperativa, a regulamentação, a ética, a regulação e o fomento aos novos modelos de remuneração e financiamento da saúde, bem como modelos pilotos ainda em fase de implantação.

Michelle Mello, diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS, estimulou o debate sobre a necessidade de reflexão a respeito da tríade da sustentabilidade do setor, que se baseia na qualidade, informação, e novos modelos assistenciais e de remuneração.

Para o presidente da AMB, Dr. Florentino Cardoso, o seminário foi uma oportunidade de discutir modelos de remuneração, além de buscar o diálogo, de ouvir o contraditório e buscar o que é melhor para todos.

Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido no evento, a AMB irá enviar às sociedades de especialidades e às Federadas da Associação um documento para melhor análise em suas bases. Após a consolidação das críticas e sugestões recebidas, o material será encaminhado à ANS.

Fonte: ANS